A La Carte

Na 5ª Etapa do Campeonato Nacional de Agility Sul – Portugal, o árbitro croata Alen Marekovic fez uma disposição de obstáculos em que era permitido escolher qualquer lado como entrada do Slalon (3) e do Túnel (4).

Por aqui é bastante comum usarmos boca livre nos Túneis em “U” nas pistas para Iniciantes  com o intuíto de facilitar a condução de quem está começando, mas esse uso no túnel em linha reta e principalmente no Slalon, é novidade.

Questionei alguns amigos árbitros nesse final de semana e a surpresa foi geral. Artur Pires, membro da nossa comissão de arbitragem, questionou como seria  julgar as linhas de refugo em ambos, visto que caso o cão tomasse a trajetória para uma entrada e retornasse para a outra, difícultaria a interpretação podendo torná-la injusta. Conversando com Renan Campos, debatemos sobre como usar um padrão ou estabelecer um critério, mas realmente gera muitas dúvidas.

Na Regra não existe nenhum impedimento com relação a essa disposição, mas como nos foi aconselhado quando participei da Banca de Árbitros, devemos tomar muito cuidado com experiências que possam comprometer nosso julgamento.

Alen ministrará um seminário na Dog World nos dias 11 e 12 de fevereiro e será uma ótima oportunidade para esclarecermos quais foram os critérios adotados.

Imagem: http://just-agility.blogspot.com/2012/01/5-prova-camp-nacional-de-agility-sul.html

4 respostas em “A La Carte

    • Da pista de Agility eu gostei bastante. Ótimas variações de velocidade com pontos de controle, mas essa pista de Jumping… Independentemente das entradas livres, achei uma pista truncada demais, em momento algum o cão pode desenvolver uma boa velocidade.

      Curtir

  1. Concordo 100 % com o Miguel e com os meus compatriotas Portugueses, afinal eles não são ruins e a pista de jumping estava demasiado truncada.Com certeza o Alen terá uma explicação para o seu desenho.
    Quando um juiz julga muito seguido como tem sido o caso dele ultimamente por vezes busca-se algo de novo que nem sempre resulta bem.
    Outra situação é um juiz querer de repente iniciar um novo estilo de pistas.
    Não sei ,,,só ele poderá explicar as suas ideias.
    Agora capacidade e competência ele tem de sobra.

    Curtir

Deixe um comentário