Agility é…

Alguns procuram palavras para descrever, outros tentam associar imagens ou buscar explicações técnicas e teve até um video criado pelo Fabiano na tentativa de desvendar o que é Agility.
 
Dos dois anos mergulhado nesse universo, penso que os últimos acontecimentos me permitem arriscar a dizer que Agility é…  AMIZADE.
Isso mesmo, a palavra que melhor expressa tudo que sinto e penso sobre, é AMIZADE. AMIZADE com pessoas que até então não tinham nada em comum com minha vida. AMIZADE com adversários que nos entristessem quando são eliminados. AMIZADE livre de classe econômica, social, religiosa, time que torce ou seja lá o que for… AMIZADE entre escolas, treinadores, coordenadores, auxiliares, árbitros… Árbitros? Isso mesmo, o agility nos presenteia com a amizade até daquele que nos elimina, nos põe pra fora de uma pista numa fração de segundos. AMIZADE que atravessa fronteiras e nos une a pessoas de outras cidades, estados e até de outros países. AMIZADE, e que amizade, de nossos cães, eles que dividem conosco todas as emoções e sentimentos, fazem o possível e o impossível para nos agradar em nome de nossa amizade.
 
Em nenhum outro ambiente esportivo, profissional ou social, fiz tantos amigos em tão pouco tempo. Fui agraciado em encontrar no Agility essa força do bem.
 
As declarações de Agilitistas nos fóruns ou Blogs sobre esses Matchs e Festivais que vem ocorrendo atualmente deixa claro que não são os prêmios, pódios, rankings ou medalhas que movem o esporte, mas sim os momentos de confraternização porque todos sabem muito bem que Agility não enche os bolsos de ninguém. Por esse ângulo fica claro para mim que o que nos faz despender energia, dinheiro, tempo e tudo mais, só pode ser a AMIZADE.
 
Tenho certeza que assim como eu, muitos que lêem esse post não iriam a uma prova pura e simplesmente pela competição. Certamente todos esperam ansiosamente a próxima etapa para rever os amigos. O que mais explicaria a permanência de quem está desde o início do esporte, mesmo talvez não sendo mais competitivo? O que explicaria pessoas que por qualquer motivo se afastaram das competições, mas continuam nas rodas agilitistas? Só encontro essa palavra para esclarecer o que move e o que é o Agility…  AMIZADE.
 
A frase comumente usada em nosso meio “Agility is fun!” acaba de ser substituida em meus sentimentos por “Agility is friendship!”
 
Obrigado, Agility. Obrigado, Amigos.

Agility is friendship!

Anúncios

17 respostas em “Agility é…

  1. Perfeito em suas palavras. Por que será que somos quase os primeiros a chegar numa prova e quase os últimos a sair? Acho que por isso é que ainda não consegui definir agility pra mim. Tem muita, mas muita coisa envolvida, como se fosse uma filosofia de vida!

    Curtir

  2. Ótimo texto, mas estou num momento muro da minha vida, concordo e discordo. Agility é muito de amizade, mas é também outras coisas.

    Gostei muito da foto, demorei pra me achar e tenho até fotos melhores, hahaha. Mas muito massa cara. Gostei pra caramba da iniciativa.

    Curtir

  3. Pingback: Ótemo, muito bom

  4. òtimo texto que traduz exatamente o que é o agility, mesmo que uma minoria o veja somente como disputa. Mas essa minoria certamente está incluída no conceito emitido pelo Fabiano. Todos têm uma amizade que os leva ao agility mesmo quando em disputas acirradas.
    Acrescento: o Miguel está sendo inspirado por sua nova aquisição. Um cão incomparável por não estar somente voltado às conquistas esportivas. É um grande amigo. É um Sheltie. rsrsrs

    Curtir

    • Fico feliz que tenham gostado, prova que esse é o sentimento da maioria.
      Sobre a foto, a seleção foi aleatória, peguei as que estavam mais fáceis na internet. Por favor, não tive a intensão de destacar ou excluir alguém.

      Edu, depois de dois Borders me confirmarem a superioridade da raça, resolvi dar oportunidade para um Sheltie. Brincadeira…, estamos muito felizes com o Skol. Valeu, Regina… Valeu, Alex!

      Curtir

  5. Miguel
    Apesar da foto, muito obrigado pela lembrança.
    Quando conheci o agility, um amigo escreveu em um dedicatória:

    “Además o agility ace buenos amigos ” se tiver algum erro de castelhano me desculpem.

    Um abraço muito especial para todos os meus anigos(as) do agility no Brasil, Portugal e no mundo.

    Artur Pires

    Curtir

  6. Liiiindo texto! E é isso, o agility é um mundo a parte! Com pessoas tão loucas como nós e que nos entendem!!! Obrigada!

    Curtir

  7. Seu post é uma verdade. Eu, particularmente, descobri grandes amigos no agility em um momento em que achei que só seriam eu, meu marido e nossos pais. Mas aí é família, e também precisamos de vida social fora dela.

    Me achei no agility, porque só ali há pessoas que vêem cães como eu vejo. E, por isso, se apóiam. Acho que tem todos pensam assim, mas fico feliz em ver que é a maioria.

    Obrigada pelo post, obrigada pela fotim no mural da amizade. =) Fiquei feliz em me ver ali, parte dessa família!

    Beijins!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s